A carta de apresentação é o texto que transmite a primeira impressão ao recrutador. Se você enviar um e-mail com o seu currículo, sua mensagem deve ir acompanhado de um texto que sintetize suas experiências e interesses. Já pensou como essa informação pode influenciar o sucesso de sua candidatura?

CARTA DE APRESENTAÇÃO ASSERTIVA

A carta de apresentação se resume em um espaço para uma breve descrição das suas habilidades, objetivos e afinidades. É exigida na maior parte dos processos seletivos para que os recrutadores tenham mais informações diretas do profissional no armeiro contato.

Dicas para Melhorar sua Carta de Apresentação

Tenha uma carta de apresentação

52% dos candidatos não possuem carta de apresentação.

Identificamos que muitos profissionais não possuem uma carta de apresentação ou o texto tem menos de 50 caracteres. Senão for seu caso, ótimo! Já começou com o pé direito.

Tenha Certeza Absoluta

Leia atentamente os requisitos para ter certeza que a vaga é sua. Assim, sua carta será personalizada e eficaz. Se você não tiver convicção na candidatura, provavelmente não conseguirá ser convincente no seu texto.

Personalize de Acordo com a Área Desejada

Este é o momento de dedicar um tempo a pesquisar sobre a empresa e reler com atenção a descrição da vaga. Você pode demonstrar interesse genuíno pelo projeto da empresa e por aquela oportunidade para o recrutador identificar seu entusiasmo.

Use Palavras-Chave

Vale citar alguma habilidade solicitada nos requisitos ou falar de um projeto realizado semelhante as atividades do cargo

Seja Você Mesmo

Cada um tem seu jeito de se expressar. É importante demonstrar sua personalidade no momento da apresentação. Não tente ser o que você não seja. Parece obvio, mas as vezes queremos impressionar e acabamos exagerando.

 Não seja muito formal

Encontre o tom conforme a descrição da oportunidade. Na área de comunicação a formalidade pode demonstrar falta de adequação. Por isso, não recomendamos começar com “prezados”.

Nem tão sucinto, nem tão prolixo

Esse é o momento de cativar o recrutador pense no texto como um pitch de dois minutos em que você tem que ganhar o ‘cliente. Seja rápido e certeiro, mas nunca superficial.

Correção Gramatical sempre

Se você não é redator, talvez não lembre de todas as regras da norma culta, mas o domínio da língua-mãe é primordial na comunicação. Não custa nada passar um corretor na certinha antes de enviá-la.

E-mail Profissional é Primordial

O seu e-mail ê como uma assinatura. Seu endereço, portanto, tem que mostrar profissionalismo. Aqueles endereços com apelidos que você usava no MSN não passam uma boa impressão.

Veja algumas regras para deixar sua Carta de Apresentação Impecável

As cartas de apresentação são apenas um passo essencial para se obter uma oportunidade profissional, já que muitas empresas deixaram de exigir o documento.

Mas, se o faz bem, ela pode pesar muito na decisão do recrutador se interessar pelo seu currículo. Portanto, confira as dicas para escrever uma carta de apresentação que cumpre com o seu papel de atrair a atenção e capturar o entrevistador:

Não deixe passar erros de português

Uma carta de apresentação bem escrita é sua primeira oportunidade de provar que você tem as habilidades de comunicação, uma qualidade essencial para qualquer profissional hoje em dia.

O pior erro que se pode cometer neste ponto é tropeçar em português. Um simples erro pode comprometer todo o resultado.

Por conseguinte, certifique-se de que o conteúdo está dentro do padrão da língua portuguesa. Peça a alguém que leia a carta antes de enviá-la.

Não escreva mais de 4 parágrafos

A carta de apresentação não é um currículo em prosa. Selecione o conteúdo a ser ressaltado. Uma carta muito longa, com mais de 4 parágrafos, pode ter o efeito contrário e dissuadir o leitor a buscar mais informações sobre você.

Entenda o documento como uma prévia do que tem em seu curriculum vitae.

Mostre que você conhece a empresa

Depois de provar que tem a experiência e as habilidades necessárias para o trabalho, indique o seu interesse na empresa, com dados e informações sobre o segmento em que está inserida.

Demonstre que conhece a sua posição no mercado e está motivado para começar o trabalho.

Identificar os pontos principais em que você acredita que é elegível para contribuir e agregar valor é a melhor maneira de dizer ao recrutador que você está interessado na vaga.

Coloque os pré-requisitos atendidos

Leia os pré-requisitos da vaga e verifique quais aspectos de sua experiência se relacionam com o que está pedindo.

Não importa se você tenha realizado uma das funções de algum tempo atrás. O importante é que você coloque as competências necessárias para a sua apresentação, que depois é colocada à prova em seu curriculum vitae.

Objetivamente, a cumprir com os requisitos que tem no começo da carta. Então, você vai atrair a atenção do recrutador rapidamente.

Procure relacionar as experiências profissionais que teve, ou mesmo suas habilidades, com as atividades que você vai realizar na posição.