Como escrever o currículo para o primeiro emprego

Mesmo quem está procurando o primeiro emprego deve ter um currículo preparado. Basicamente, o currículo serve para apresentar o candidato à empresa e mostrar as competências e ajuda o empregador a traçar um primeiro perfil da pessoa. Abaixo listamos algumas dicas para a difícil tarefa de escrever o primeiro currículo.

Antes de entrar nos detalhes do currículo em si, lembre-se de seguir essas regras simples:

  • Nunca minta nas informações do currículo. Mentira tem perna curta e é motivo para ser descartado da seleção.
  • Seja objetivo nas informações. Lembre-se que a pessoa que irá ler o seu deve ter dezenas ou mesmo centenas de outros currículos para ler. Então explicar o seu desempenho em cada matéria do ensino médio pode não ser muito producente, mesmo que você tenha sido um ótimo aluno.
  • Capriche no português. Mesmo que o emprego para o qual está se candidatando não envolva escrever, saber se comunicar bem é atualmente um pré-requisito para qualquer cargo. Erros grosseiros de português também passam a impressão de desleixo.
  • Peça para alguém que te conhece bem, e de preferência que já trabalhe, para ler o seu currículo antes de enviá-lo. Esta pessoa pode ajudar a lembrar de detalhes que podem ser importantes, mas que você havia esquecido ou deixado de fora. Uma revisão por outra pessoa também pode ajudar a identificar erros de datilografia e gramática.

Dito isso, é importante saber que não existe um modelo correto de currículo, mas algumas informações não podem faltar. Siga os tópicos abaixo para você ter um currículo completo. Além dos tópicos listados fique atento no anúncio sobre a requisição de informações especiais, como disponibilidade para viagem ou para trabalhar à noite, e lembre-se de completar seu currículo com ela.

Cabeçalho
No cabeçalho você deve colocar ao menos as seguintes informações pessoais:

  • Nome completo
  • Idade
  • Endereço
  • Telefone com DDD
  • Email. Use um endenreço de email neutro. Evite usar aquele endereço engraçado que você criou para falar com os amigos na proposta profissional. Por exemplo, ao invés de usar o email tonhoboleiro@gmail.com, crie um Antonio.Silva@gmail.com

Educação

  • Nome das escolas onde você estudou acompanhado de quantos anos você estudou em cada uma, além da cidade e do estado onde elas ficam.
  • Se estiver cursando a faculdade, coloque também o período do dia em que você estuda.
  • Qual o grau de instrução que você tem. Por exemplo: ensino fundamental completo, ou ensino médio completo.
  • Se você se destacou nos estudos de alguma forma lembre-se de colocar isso aqui.

Experiência de trabalho

  • Se você já fez qualquer tipo de trabalho temporário ou esporádico, escreva aqui o que você fez e por quanto tempo.
  • Escreva resumidamente o que você fazia (ajudar o pai no trabalho aos fins de semana, cuidar do bebê da vizinha durante a ausência dos pais etc)
  • Se você não tiver nenhuma experiência de trabalho anterior, não coloque Experiência de trabalho no currículo.

Atividades comunitárias

  • Aqui você pode colocar desde prática de esportes ou música com regularidade até ações sociais, programas de voluntariado e participação em mutirões.
  • Trabalhos remunerados que você tenha feito também podem ser listados sucintamente aqui.
  • Se você prestou serviço militar, pode colocar esta informação aqui.

Habilidades
Liste habilidades especiais que você possa ter, como falar outro idioma (neste caso coloque o nível ou grau de fluência no idioma), cursos de capacitação, grau de conhecimento de informática com os programas com os quais usar bem, entre outras.
Mesmo que a habilidade não esteja diretamente relacionada ao emprego para o qual você está se candidatando, liste-a aqui.

Referências
Quando a empresa solicitar referências indique um professor ou ex-professor, outro empregador, ou pessoa com a qual você realiza trabalhos voluntários.
Caso seja necessário apresentar referências, pergunte à pessoa se há algum problema e confirme as formas de contato dela, principalmente telefones e email.

Receba as notícias do Primeiro Emprego Hoje de graça no seu email! Assine nosso RSS e nossa newsletter. Ou nos siga no Twitter.

138 Comments to Como escrever o currículo para o primeiro emprego

  1. dbarros's Gravatar dbarros
    7 de novembro de 2011 at 12:27 | Permalink

    Pamela
    Menores de 16 anos podem trabalhar como Menor Aprendiz ou Estagiários. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

    Um abraço

  2. Juca's Gravatar Juca
    23 de novembro de 2011 at 15:02 | Permalink

    EXCELENTEE!!!

  3. Jéssica Santana's Gravatar Jéssica Santana
    14 de dezembro de 2011 at 01:11 | Permalink

    Eu não entendi muito bem o quesito referencia tem como você me explicar por favor?

  4. dbarros's Gravatar dbarros
    27 de dezembro de 2011 at 13:52 | Permalink

    Jéssica
    Referências são pessoas, ou empresas que podem dar um parecer sobre como você é no mercado de trabalho, ou em situações interpessoais. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

    Um abraço
    Primeiro Emprego Hoje

  5. 5 de janeiro de 2012 at 11:59 | Permalink

    e meu primeiro emprego ,oq devo coloca no meu curriculo pra encontra um emprego da minha categoria.e se nao tenho nenhuma experiencia.

  6. cristiane's Gravatar cristiane
    10 de janeiro de 2012 at 18:20 | Permalink

    tenho 40 anos nunca trabalhei como elaboro um curriculo?

  7. binho's Gravatar binho
    11 de janeiro de 2012 at 12:37 | Permalink

    cara, eu tenho uma situação diferente, acredito eu, porque eu jogava futebol, cheguei a jogar o profissional, mas, o meu time faliu e eu parei, agora vou começar a faculdade de ed. fisica e queria um trabalho pra paga-la, porem eu nunca trabalhei, e jogador de futebol nao conta como experiencia, certo ?

  8. dbarros's Gravatar dbarros
    12 de janeiro de 2012 at 14:10 | Permalink

    Priscila
    Você pode demonstrar o interesse em algumas áreas específicas. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  9. dbarros's Gravatar dbarros
    13 de janeiro de 2012 at 10:42 | Permalink

    Cristiane
    Basta seguir nossas dicas, ou se cadastrar em sites de empresas com a opção “Trabalhe conosco”. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  10. 25 de janeiro de 2012 at 14:40 | Permalink

    Seu site é muito show meus parabéns eu estou tentando divulgar o meu se puder me dar uma força agradeço, e se quiser que eu divulgue o seu é só me enviar um e-mail.

    Para baixar curriculos atualizados acesse o site abaixo:

    http://respostaja.com/modelos-de-curriculos.html

    Como se comportar em uma entrevista de emprego veja o site abaixo:

    http://respostaja.com/como-se-comportar-em-uma-entrevista-de-emprego.html

    Menor aprendiz (Primeiro emprego)

    http://respostaja.com/menor-aprendiz-primeiro-emprego.html

    .

  11. dbarros's Gravatar dbarros
    1 de fevereiro de 2012 at 11:07 | Permalink

    Binho
    O seu período como jogador de futebol pode servir como experiência apenas na sua área. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.
    Primeiro Emprego Hoje

  12. AMAURI's Gravatar AMAURI
    8 de fevereiro de 2012 at 12:12 | Permalink

    Se uma pessoa não completou o Ensino Fundamental, qual o modo correto de escrever no currículo: Ensino Fundamental incompleto, a última série ou ano cursado ou simplesmente Ensino Fundamental?

  13. dbarros's Gravatar dbarros
    8 de fevereiro de 2012 at 12:20 | Permalink

    Amauri
    É melhor escrever Ensino Fundamental Incompleto. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  14. 2 de março de 2012 at 19:46 | Permalink

    Obrigado pela ajuda, é utilíssima porque não precisamos seguir padrões e sim basear em verdades como está ai.
    OBRIGADO almas boas nem sempre são recompensadas

  15. ADRIANADA SILVA BRANDAO's Gravatar ADRIANADA SILVA BRANDAO
    15 de março de 2012 at 18:56 | Permalink

    OI BOA NOITE AMEI SITE É BOM HOJE ENTREI PUDI VER COMO É DIFICIO ENTRA NO MERCADO DO TRABALHO EU TB NUMCA TRABALHEI QUERIA UMA AJUDINHA FIZ SÓ ATE 9° ANO NAO TERMINEI SERA QUI TENHO COMO ENTRA NESTE MERCADO DO TRABALHO MIM AJUDA UM BJAO?

  16. dbarros's Gravatar dbarros
    16 de março de 2012 at 13:16 | Permalink

    Adrianada
    Você deve montar um currículo, com os seus dados e mostrando em que área do mercado de trabalho você quer entrar. Basta seguir as instruções desse texto. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  17. 10 de abril de 2012 at 08:42 | Permalink

    Dicas muito boas! Também preparei um material sobre o tema. Trata-se de um vídeo com um tutorial de como elaborar um currículo, focado em profissionais com pouca experiência.

    Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=ETiQWXB9ZJo

    Abraços
    Cíntia

  18. Andressa's Gravatar Andressa
    10 de abril de 2012 at 12:57 | Permalink

    Olá, tenho 16 anos e estou a procura do meu primeiro emprego. Gostaria de saber como fazer meu primeiro currículo. Tendo algumas observações: eu nunca fiz curso e tal.

  19. dbarros's Gravatar dbarros
    10 de abril de 2012 at 13:14 | Permalink

    Andressa
    Você deve colocar seu grau de escolaridade e seus objetivos profissionais. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  20. fabio's Gravatar fabio
    12 de abril de 2012 at 21:46 | Permalink

    tenho 17 anos, andei a procura de emprego e nao consegui como faço um curriculum para ir trabalhar por exemplo para a telepizza? So fiz um estagio até hoje

  21. dbarros's Gravatar dbarros
    13 de abril de 2012 at 13:19 | Permalink

    Fabio
    Você deve seguir as instruções desse post para fazer seu currículo. Coloque as informações do seu estágio no campo “Experiência de trabalho”. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  22. leonardo sampaio's Gravatar leonardo sampaio
    16 de abril de 2012 at 18:06 | Permalink

    Se por acaso eu não se lembra de todas as escolas estudadas, o que devo fazer, procurar , o que vai com certeza ser dificil, ou não teria problema algum?

  23. dbarros's Gravatar dbarros
    17 de abril de 2012 at 13:20 | Permalink

    Leonardo
    Você deve informar as escolas aonde estudou, pois o empregador pode procurar referências ao seu respeito. Essa informação é importante sim. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  24. Ester's Gravatar Ester
    20 de abril de 2012 at 22:34 | Permalink

    Eu curso técnico em radiologia, e um professor pediu que eu fizesse um currículo para indicação, porém o mesmo só tem contato com pessoas e médicos de alto padrão. Eu só tenho o ensino médio completo, informática XP básico, eu fiz e parei o inglês(não sei nada) e o curso radiologia.
    Observação: Não tenho experiência de trabalho.

    Ajude-me, Obrigada!

  25. dbarros's Gravatar dbarros
    24 de abril de 2012 at 13:05 | Permalink

    Ester
    Você deve colocar suas qualificações para o cargo, e seus dados completos. Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  26. Stefany Lorrane's Gravatar Stefany Lorrane
    26 de abril de 2012 at 18:37 | Permalink

    Ameiiiiiiiiiiiiii…ta tudo bem explicado e certinho…mto obg……….Vlw

  27. 30 de abril de 2012 at 13:56 | Permalink

    PRESIZO DE UM SERVIÇO QUE POÇO FAZER EM MINHA PROPRIA CASA COMO SACOLAS EMBALAR CAIXA ETC

  28. Vitor's Gravatar Vitor
    1 de maio de 2012 at 18:52 | Permalink

    Realmente muito bem explicado, me ajudou em uma Oportunidade de um projeto de capacitação no qual estou interessado.
    Obrigado e bom trabalho.
    : )

  29. dbarros's Gravatar dbarros
    2 de maio de 2012 at 13:10 | Permalink

    Edimeire
    Para receber oportunidades de emprego e dicas assine nossa Newsletter, ou nosso RSS, ou nos seguindo no Twitter.

  30. Danyele's Gravatar Danyele
    13 de maio de 2012 at 16:31 | Permalink

    Muito bom Gostei…EXCELENTEE!!!

  31. Luma's Gravatar Luma
    19 de junho de 2012 at 02:58 | Permalink

    Estou com duvidas na area de educação. pode me explicar mais detalhadamente como faço para organizar as escolas, e os anos que estudei? e tbm sobre experiencia eu tenho trabalhos temporarios cmo faço pra organizar isso? pfvr me ajude!!

  32. 4 de julho de 2012 at 23:16 | Permalink

    quero muito trabalha para eu mante minhas coisa

  33. Gabriel's Gravatar Gabriel
    5 de julho de 2012 at 12:29 | Permalink

    Olá, gostei muito do post, mas eu estou com duvida na montagem do currículo. Alguem pode me ajudar?..
    Obrigado.

  34. TAINAN LIMA's Gravatar TAINAN LIMA
    7 de julho de 2012 at 14:31 | Permalink

    QUERO GANHAR UMA VAGA NA AREA DE TELEMARKETING OU ATÉ OUTRAS MESMO,MAS É O MEU PRIMEIRO EMPREGO

  35. carol's Gravatar carol
    10 de julho de 2012 at 20:32 | Permalink

    como escrever no curriculo que estudei em duas escolas?
    estudei numa ate o 2ano, quendo me mudei
    fiz o 3ano em outra escola.
    entao como escrever isso no curriculo..

  36. lucas's Gravatar lucas
    30 de julho de 2012 at 13:55 | Permalink

    cara esse site me ajudou muito a criar um curiculo , parabens a galera do site

  37. 25 de março de 2013 at 02:11 | Permalink

    Me ajudou muito estê site,porém o trabalho que estou querendo me empregar,é numa fábrica e a metade de minhas habilidades,são rodadas todas em informática,mais não posso dar uma mentirinha porque posso me dar muito mal na minha entrevista e não sei si vai ter vaga para mim no escritório,mais mesmo assim,com o currículo que vou “montar” espero que dê tudo certo…! (Se Deus quizer!!!!!)

  38. Giovanna Carolina's Gravatar Giovanna Carolina
    26 de abril de 2013 at 00:55 | Permalink

    Valeeeeeeeeeeeeu!!Me ajudou muito!!

  1. By on 29 de setembro de 2010 at 23:55
  2. By on 19 de outubro de 2010 at 14:37
  3. By on 23 de dezembro de 2010 at 17:36
  4. By on 6 de setembro de 2011 at 21:45

Deixe um comentário

Promoção Wizard/PrimeiroEmpregoHoje

Estude inglês a preços reduzidos.

Participe da promoção, clicando aqui.

Patrocínio


Post por Assunto

Receba nossa Newsletter

Escreva seu email:

Apoio



A marca McDonald's na América Latina é operada pela Arcos Dourados